Sebrae lança Prêmio Prefeito Empreendedor

Sebrae lança Prêmio Prefeito Empreendedor

Concurso reconhece gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social ao incentivar pequenos negócios

 

Brasília – A oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi lançada na manhã desta terça-feira (9) durante a Marcha dos Prefeitos. O evento acontece em Brasília até quinta-feira (11) no hotel Royal Tulip Alvorada. Há mais de dez anos, o concurso tem o objetivo de reconhecer os gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais.

O objetivo do Sebrae com a premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura. “As micro e pequenas empresas são parceiras dos municípios na hora de gerar emprego e renda e o Sebrae quer estar cada vez mais perto das cidades brasileiras”, afirmou o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, durante o lançamento. Os prefeitos que participaram do evento receberam o regulamento e explicações sobre a premiação.

Os trabalhos inscritos devem focar uma ou mais áreas de atuação a seguir: planejamento e infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social local, desburocratização, formalização da economia local, política tributária para os pequenos negócios, compras públicas locais, acesso a inovação e tecnologia, representação, cooperação e associativismo, acesso a crédito e serviços financeiros, capacitação e empreendedorismo, promoção do desenvolvimento rural e Lei Geral Municipal.

Entre as novidades dessa edição estão as categorias de projetos que exploram as oportunidades geradas aos pequenos negócios pelos grandes eventos esportivos e os trabalhos que estão em fase de desenvolvimento pelos prefeitos que assumiram recentemente as suas funções.

Para ampliar ainda mais as participações, neste ano a inscrição será por projeto e não mais por conjunto de ações. O Sebrae também elaborou um formulário de inscrição mais simples, objetivo, fácil e rápido de preencher . Além disso, foi aprimorado o processo de julgamento para aumentar a segurança na escolha dos futuros vencedores.

Ao fornecer produtos e serviços para as prefeituras municipais, o faturamento das micro e pequenas empresas pode chegar a cerca de R$ 55 bilhões por ano, caso os mais de 5,5 mil municípios brasileiros passem a adotar o tratamento diferenciado aos pequenos negócios nas licitações públicas previsto na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Mias informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851

 

leia mais
Emagosto 19, 2013, postado em: Últimas notícias por

Prefeitura do Recife realiza seminário sobre desenvolvimento econômico

Prefeitura do Recife realiza seminário sobre desenvolvimento econômico
José Bertotti participou da abertura do Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife. Foto: Inaldo Lins

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife, José Bertotti, participou da abertura do Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife, que aconteceu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado na Rua Tabaiares, no bairro da Ilha do Retiro, nesta segunda-feira (10).

O evento contou também com a participação do representante do Governo de Pernambuco, Alexandre Stanford e do presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Mariano Laplane, que apresentou a palestra: A política de Ciência, tecnologia e inovação e o papel do poder municipal, que destaca a importante participação do poder público para a inovação dos desenvolvimentos produtivos, que permite mobilizar o potencial dos recursos locais.

Segundo o secretário José Bertotti, o encontro é fundamental para consolidar a política de apoio a negócios inovadores na cidade. “O Recife vem demonstrando avanços nas cadeias produtivas, criativas e tecnológicas com potencial de inovações e crescimento econômico”, destacou. O evento seguiu com a apresentação da palestra “A empresa e o papel da inovação”, ministrada por Silvio Meira do C.E.S.A.R.

O seminário continua nesta terça (11), com palestras sobre as cadeias produtivas do polo de saúde, da logística e de serviços técnicos especializados de engenharia, arranjos produtivos selecionados, além de informações preliminares sobre o setor de petróleo, gás, naval e offshore. Durante o encontro serão divulgadas as recomendações que serão assumidas pela prefeitura para melhorar e qualificar as cadeias produtivas.

Confira a programação desta terça-feira (11):
11/09/2012 (Manhã)
9h Palestra: Inovação e dinâmica econômica do município do Recife: Análise do Macroambiente- Sérgio Buarque – Consultor FACTTA,
Coordenação: Anita Dubeux – SCTDE/PCR
9h40 Apresentação da Pesquisa: O Pólo de Saúde e Suas Perspectivas – João Policarpo Lima – UFPE – e Ana Cristina Fernandes – UFPE
Debatedor: Humberto Antunes – Secretário de Saúde da PCR
10h10 Debates
10h40 Coffee Break
11h Apresentação da Pesquisa: Setor de Logística e suas Perspectivas – Simone Lucena – IDELOG
Debatedores: Sidnei Aires – Diretor de Operações Porto do Recife – e Sérgio Kano – UPE
11h30 Debate
12h Almoço

11/09/2012 (Tarde)
14h Informe dos Primeiros Levantamentos Realizados para o Setor Petróleo, Gás, Naval e Offshore – Lélio Fellow – Assessor do CGEE
Comentador: Marco Petkovic – PETROBRÁS
14h30 Apresentação da Pesquisa: A Engenharia Consultiva e suas Perspectivas – Abraham Sicsú – Consultor FACTTA
Debatedor: João Recena – Diretor PROJETEC,
Coordenação: Luis Henrique Lira – SECTEC
15h Debate
15h30 Coffee Break
16h Síntese das Recomendações do Seminário – Sérgio Buarque – Consultor FACTTA e Sílvio Batusanschi – SCTDE / PCR
16h20 Palestra de Encerramento: Desenvolvimento Brasileiro e Inovação: Estratégias de financiamento – Paulo Guimarães – BNDES
17h Debatedora: Luciana Santos – Deputada Federal
Coordenação: Diogo Simões – FACEPE
17h30 Debate
18h Mesa de Encerramento: MCTI, Prefeito do Recife, Governo de Pernambuco, CGEE

leia mais
Emsetembro 12, 2012, postado em: Eventos, Últimas notícias por

A NMello Comemora 20 anos!

A NMello Comemora 20 anos!

Comemoramos os nossos 20 anos de excelência na Gestão Pública!

O primeiro pedaço do bolo é para vocês amigos, parceiros e cliente…

leia mais
Emabril 16, 2012, postado em: Eventos, Últimas notícias por