Nossa Premissa

Construir uma arquitetura territorial que favoreça um ambiente propício para o desenvolvimento local e regional, possibilitando atender as demandas regionais dos municípios, para a sustentabilidade, é o desafio.
Em uma ação conjunta, integrada e bem articulada, como um meio de transformação socioeconômica, é o objetivo.
A integração de políticas públicas para o segmento, envolvendo e comprometendo os diversos setores: público; privado e sociedade civil organizada é a meta!

 

Atividade: Fomento à implementação de Política Pública

Prestação de Serviço de instrutoria e Consultoria para implementação de Políticas Públicas Municipais de Desenvolvimento da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual.

 

Descrição da Atividade: Instrumentalizar equipes da administração pública, da sociedade civil organizada e de organizações de representações empresariais.

Para que estas definam e executem Políticas Públicas Municipais baseadas nos preceitos pertinentes ao Programa de Fortalecimento e desenvolvimento das MPE’s. De modo a estruturar um ambiente favorável à consolidação e ao desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos de base local.

 

Procedimento metodológico: orienta e conduz para que a instrumentalização das equipes municipais, incorpore a formação em trabalho.

Essa estratégia de formação permite a construção do conhecimento durante a realização de tarefas do cotidiano. Para tanto, se efetiva as orientações estratégicas no próprio ambiente de trabalho, efetivando para que se alcance resultados efetivos ao final da execução das tarefas.

 

Tarefas pertinentes ao Plano de Ação Estratégico, para o Desenvolvimento de Micro e Pequenos Empreendimentos de Base Local em convergência com o Plano Plurianual Municipal.

Durante a implementação da Estratégia de Formação em Políticas Públicas Municipais para o Desenvolvimento de Negócios de Base Local serão realizadas as seguintes tarefas:

1. Identificação de condicionantes e requisitos ao Desenvolvimento Econômico Local;

2. Elaboração do Plano de Ação Estratégica para uma área ou setor selecionado;

3. Execução do Plano de Ação Estratégica para uma área ou setor selecionado;

4. Monitoramento e Avaliação do Plano de Ação Estratégica para uma área ou setor selecionado;

Obs. Todas as etapas de formação terão a respectiva avaliação de desempenho do grupo e orientações para auto-formação continuada em trabalho.
Produtos da consultoria, em Políticas Públicas Municipais para o Desenvolvimento de Negócios de Base Local:

1. Relatório de Orientação sobre as Estratégias de Viabilização de Premissas para Implementação Políticas Públicas – visa explicitar medidas para superar dificuldades internas, elencadas pelo grupo e facilitador, que impedem a efetiva difusão de uma Estratégia Municipal de Desenvolvimento de Negócios de Base Local;

2. Plano de Ação Estratégica ao Desenvolvimento de Negócios de Base Local de uma área ou setor selecionado – tem o propósito de registrar as orientações, formuladas pelo grupo e facilitador, para a execução de atividades pertinentes a estruturação de um ambiente favorável à consolidação e ao desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos de base local de um território ou setor específico classificado como prioritário segundo critérios da administração municipal;

3. Atestados Técnicos – tem a finalidade de apresentar mensalmente os procedimentos de  acompanhamento da implantação do Plano de Ação Estratégico de uma área ou setor selecionado;

4. Relatório sobre a implantação dos Plano de Ação Estratégico de uma área ou setor selecionado – tem a finalidade de registrar o monitoramento e avaliação iniciais e servir como referência para os necessários procedimentos de monitoramento, avaliação e readequação sistêmicas no território prioritário e outros territórios que venham a ser objeto de intervenção;